terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pretona e suas filhas pretinhas!


11 formigas adultas


Os bebês




As formigas acima , Rainha e uma operária , que está morrendo, seu curto tempo de vida,
ela estava com a rainha quando as encontrei. Seu sistema nervoso está falhando e ela 
está sem fazer nada, nem andar.



Estão muito bem, com mais ou menos 15 ovos , 3 larvas e 3 pupas.

4 comentários:

  1. Edwyn, boa noite
    Estou com uma pequena colonia de odontomachus. Tudo começou com a captura de uma rainha que ainda está com asas e muito ativa. Trabalho em uma escola onde encontrei vários formigueiros de odontomachus e ao vasculhar um encontrei o ninho com algumas valentes operárias. Primeiro capturei uma operária e cinco ovos. Ao colocar juntas a rainha os acolheu e a operária que tanto defendia os ovinhos passou a estar em parceria com a fêmea. Depois de alguns dias capturei mais alguns ovos e mais cinco operárias. Estão todas em um pote com terra compacta no fundo com um pouco do resíduo que encontrei junto ao ninho na escola e nasceram duas pequenas formigas marrons com asas o que em pesquisa na net descobri se tratar de machos. Quanto ao potinho está com um fungo de cor cinza em um dos cantos que recobriu todo um musgo que coloquei umido dentro do pote. Ainda tenho dúvidas de uma alimentação adequada. POde me ajudar? Sou Fernando Fonseca e um seguidor se seu blog. Desde já parabéns e obrigado por belas postagens.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia e muito obrigado Fernando,
    Sobre a alimentação , eu machuco alguns insetos e dou para elas, elas estraçalham o inseto e os pedaços dão para as larvas comerem. Açúcar: Eu dou grãos de açúcar molhado.
    Elas lambem o açúcar todo, MAS NÃO dê sempre o mesmo inseto pois elas enjoam facilmente!!
    OBSERVAÇÃO:NÃO DÊ INSETOS QUE QUANDO ESMAGADOS SOLTEM UM ODOR COMO POR EX: PERCEVEJO.Elas não vão nem chegar perto!
    Abração, volte sempre! :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo retorno! Seguirei suas dicas e darei breve retorno sobre os resultados.
    Curiosidade: Sabe dizer se elas se alimentam de um fungo esbranquiçado. Esse fungo esta almentando dentro do pote e parece não incomodá-las e os machinhos continuam nascendo... aqueles marrons e pequenos com asas.

    ResponderExcluir
  4. Não,elas não cultivam nenhum tipo de fungo!Pode ser que seja alguma formiga morta em estado de decomposição.Com cuidado troque-as de vaso!Esse fungo pode matar suas formigas!
    Abraço!

    ResponderExcluir